Ensopado de Carne de Porco e Maçãs by Nigella
CATEGORIES
INGREDIENTS
  • 3 colheres (sopa) de óleo vegetal – ou mais, se necessário
  • 3 cebolas, cortadas primeiramente em quatro e depois em fatias finas
  • Cerca de 230g de bacon picado
  • 1/3 xícara de farinha
  • 1 colher (chá) de Mistura para Torta de Maçã em pó (NT: não vai ser nada fácil encontrar isso por aqui. A sugestão do site Gourmet Sleuth é substituir por ½ colher (chá) de canela em pó, ¼ de colher (chá) de noz moscada e 1/8 de colher (chá) de cardamomo)
  • 6 costeletas de porco
  • 3 maçãs verdes médias ou 2 grandes
  • 2 xícaras de cidra de maçã
DIRECTIONS
  1. Tempo de preparo: 3 horas e 35 minutos
  2. Ingredientes
  3. 3 colheres (sopa) de óleo vegetal – ou mais, se necessário
  4. 3 cebolas, cortadas primeiramente em quatro e depois em fatias finas
  5. Cerca de 230g de bacon picado
  6. 1/3 xícara de farinha
  7. 1 colher (chá) de Mistura para Torta de Maçã em pó (NT: não vai ser nada fácil encontrar isso por aqui. A sugestão do site Gourmet Sleuth é substituir por ½ colher (chá) de canela em pó, ¼ de colher (chá) de noz moscada e 1/8 de colher (chá) de cardamomo)
  8. 6 costeletas de porco
  9. 3 maçãs verdes médias ou 2 grandes
  10. 2 xícaras de cidra de maçã
  11. Modo de preparar
  12. Aqueça o forno a 325ºC. Numa frigideira grande, esquente as 3 colheres de óleo e frite as cebolas por 10 minutos até dourar. Transfira para uma tigela e reserve. Coloque o bacon na frigideira e salteie por 3 minutos até ficar ligeiramente amarronzado. Com o auxílio de uma escumadeira retire o bacon, deixando escorrer todo a gordura. Junte o bacon com cebola e reserve.
  13. Coloque a farinha e as especiarias num saco de freezer e agite para misturar tudo. Coloque dentro do saco três costeletas e agite para que a carne fique coberta com a mistura de farinha e noz moscada, canela e cardamomo. Retire as costeletas do saco, sacuda para eliminar o excesso de farinha e reserve. Faça o mesmo com as três costeletas restantes. Reserve a mistura de farinha que sobrou. Aqueça de novo a frigideira sobre fogo médio. Doure bem as costeletas, três de cada vez. Reserve-as num prato.
  14. Descasque, tire os caroços e parta ao meio as maçãs. Corte-as em fatias finas. Em uma caçarola que possa ir ao forno (como aquelas de barro esmaltadas ou aquelas maravilhosas do tipo Le Creuset), com 20 cm de diâmetro e 12,5 cm de profundidade, disponha os ingredientes em camadas da seguinte forma: uma camada de cebola e bacon, outra com 3 costeletas, uma camada de maçãs, outra de cebola e bacon, mais 3 costeletas e a última camada de maçãs.
  15. Coloque o restante da mistura de farinha e especiarias na frigideira com o óleo, adicionando mais um pouco se precisar. Aqueça a frigideira em fogo médio e junte a farinha, combinando-a no óleo até obter uma pasta homogênea e macia. Adicione aos poucos a cidra, mexendo bem até a mistura voltar a ficar homogênea. Deixe levantar fervura e despeje esse “molho” na caçarola com os outros ingredientes.
  16. Cubra a caçarola com uma tampa ou com folhas de papel-manteiga e papel-alumínio. Coloque a caçarola sobre uma assadeira no forno e asse até as costeletas e as maçãs ficarem muito macias (cerca de 3 horas). Sirva quente.
  17. Rendimento: 6 porções